Série: Meu site – Parte V – Mídias Sociais

A resposta para a escolha certa das mídias sociais não é “estar em todas elas”.

Na verdade você pode optar por criar perfis e/ou páginas em todas as mídias mais conhecidas, mas aqui estão algumas razões para você não fazer isso:

  • Gerenciar diversas mídias sociais ao mesmo tempo é coisa para profissional;
  • Manter conteúdos interessantes em diferentes tipos de mídias sociais também é coisa para profissional;
  • Saber o conteúdo ideal para cada mídia sociais… Sim, é coisa para profissional;

Enfim, a menos que você tenha intenção de contratar um profissional para gerenciar suas Mídias Sociais, é melhor se manter focado na única coisa que realmente importa: Seu público alvo.

Se você fez direitinho seu dever de casa, depois do primeiro artigo dessa série, você saberá exatamente onde encontrar seu público alvo e é aí que seu foco deve se manter.

Mas, é claro, dependendo do tipo de empresa, produto ou serviço que você comercializa, existem mídias sociais que pode lhe trazer novos e melhores clientes.

Para ajudar, aqui está uma lista das principais mídias sociais para facilitar sua escolha:

Facebook

O Facebook é, sem dúvida, a maior rede social do momento, sua plataforma possibilita a interação em tempo real com o consumidor, além de possuir estrutura que permite o compartilhamento de diversos tipos de conteúdo, como imagens, vídeos, áudios, textos e etc.

O perfil demográfico do Facebook é impressionante:

  • Mais de 1 bilhão de usuários no mundo;
  • Mais de 61 milhões de usuários no Brasil.

Isso torna o Facebook a melhor mídia social para alcançar diversos tipos de consumidores.

Mas, se o seu público alvo for adolescente, acredite, o Facebook não é mais o seu alvo.

Com a popularização do Facebook entre os “adultos” os adolescentes estão buscando redes sociais onde o papai e/ou a mamãe não estejam.

Isso não significa que não existam mais adolescentes no Facebook, significa apenas que você precisará investir, também em outra rede social, como o Instagram, por exemplo.

Twitter

O Twitter é, sem dúvida, a segunda rede social mais conhecida, mas não em quantidade de usuário, embora, no Brasil a média diária de acesso chegue a 46%.

Conhecido como a rede social ideal para empresas, o Twitter, surpreendentemente, é a plataforma onde os consumidores seguem marcas, empresas e produtos, com muito mais frequência do que em qualquer outra rede social.

A grande maioria dos usuário seguem marcas e empresas para ficarem atualizados sobre lançamentos de novos produtos, promoções, sorteios, ofertas e descontos.

É bom manter isso em mente caso queira promover campanhas e ofertas na internet.

Se o seu negócio é do tipo que precisa de uma dinâmica mais ativa, o Twitter é a rede social indicada para sua empresa.

Instagram

O número de usuários do Instagram ativos no Brasil já ultrapassou os 150 milhões e 57% dos usuários acessam o site diariamente, números que aproximam bastante o Instagram do Facebook.

Se sua empresa, produto ou serviço está relacionado a arquitetura, tecnologia, arte, alimentação ou qualquer área em que as imagens sejam o apelo principal, o Instagram foi feito para sua empresa.

A grande vantagem do Instagram é que todos são fotógrafos amadores, então você pode muito bem fotografar a sobremesa que o seu restaurante está servindo e postar.

Quem sabe ela não se torna viral?

Google Plus

Apesar de pertencer ao Google e oferecer um passe quase livre para as páginas de pesquisa, o Google Plus não consegue emplacar de verdade, com mais de 500 milhões de usuários cadastrados (até porque todo usuário do Gmail ou do YouTube é automaticamente usuário do G+) os usuários ativos não ultrapassam os 300 milhões (no mundo).

A maioria dos usuários do Google Plus são homens que atum nas áreas de tecnologia ou engenharia.

O G+ é excelente para compartilhar conteúdo.

Já mencionei que ele tem canal direto com as páginas de pesquisa do Google? Então se você quer, de forma orgânica (não paga) encontrar um lugar ao sol nas páginas de pesquisa, essa é a mídias social certa para você.

Pinterest

O Pinterest está, com certeza, crescendo, tanto que avançou algumas posições no ranking das mídias sociais, alcançando uma bela 3ª posição entre as mais populares.

Por ser basicamente visual o Pinterest possui uma grande maioria de usuário entre as mulheres, além de seus usuário estarem entre os de renda anual mais alta.

O Pinterest possui a melhor relação custo-benefício para empresas cujo público alvo é feminino.

E como, na maioria das vezes, uma imagem vale mais do que mil palavras, a divulgação de produtos de apelo visual possui melhor retorno no Pinterest.

LinkedIn

O LinkedIn é considerado a mídias social dos profissionais, com um perfil de usuário com mais de 35 anos, embora em sua maioria, os usuários do LinkedIn não acessem a rede diariamente.

Mesmo assim ele está bem colocado no ranking, como a segunda rede social mais popular.

Apesar dessa colocação o LinkedIn não é a rede certa para divulgação de conteúdo ou vendas de produtos.

Mas, se sua empresa é do tipo B2B (Business to business) você vai encontrar diversas empresas para interagir.

YouTube

Deixei o Youtube por último por ele ser um tipo diferente de rede social.

Aqui estão algumas das estatísticas do YouTube:

  • O YouTube tem mais de um bilhão de usuários
  • Todos os dias as pessoas assistem a centenas de milhões de horas de vídeo no YouTube e geram bilhões de visualizações
  • Ano após ano, o número de horas por mês que as pessoas assistem no YouTube cresce até 50%
  • 300 horas de vídeo são enviadas ao YouTube a cada minuto.
  • Até 60% das visualizações de um criador de conteúdo vêm de fora de seu país de origem
  • O YouTube está localizado em 75 países e disponível em 61 idiomas
  • Metade das visualizações do YouTube é em dispositivos móveis
  • A receita para dispositivos móveis no YouTube é de mais de 100% ano após ano

Com essas estatísticas o YouTube é uma excelente opção e qualquer empresa que produza vídeos promocionais ou não, tem chance de divulgação.

Além disso o Google oferece diversas opções de publicidade dentro do Youtube e em vídeos de terceiros, tornando o Youtube uma ótima escolha também para o marketing.

A verdade é que seja qual for a mídia ou mídias sociais que você escolher para sua empresa, não se esqueça de facilitar, através de links, que os visitantes do seu site possam seguir ou curtir sua empresa nas redes sociais.

Resumindo:

Facebook – O Facebook tem a maior audiência de qualquer plataforma de mídia social e lhe dá maior versatilidade no tipo de conteúdo que você postar. Ele está habilitado para campanhas publicitárias.

Twitter – Twitter é uma ótima ferramenta para informar os clientes usando mensagens curtas e objetivas. É ideal para atingir um determinado público e para a promoção parceiras. Ele também está habilitado para campanhas publicitárias.

Google+ – Esta rede de mídia social, que permite maior interatividade, apela para um público mais tecnicamente disposto. Embora seu público não seja tão grande quanto o do Facebook, essa plataforma de mídia social oferece a vantagem de aumentar a possibilidade de um bom posicionamento na página de pesquisa do Google.

Pinterest – Um favorito entre as marcas que podem oferecer fotos atraentes e gráficos, esta plataforma de mídia social atrai em sua maioria o público feminino.

Instagram – Uma estrela em ascensão para empresas e organizações, esta plataforma mídia social apela para um público jovem. Ele requer conteúdo visual, como fotos ou ilustrações.

YouTube – Se a sua empresa pode fornecer vídeos, o YouTube é a plataforma de mídia ideal para divulgá-los.

Post relacionado

Série: Meu site – Parte IV – Marketing

 

Peça um orçamento gratuito:

Post relacionado:

The following two tabs change content below.
Apaixonada por novas tecnologias, técnica em informática, com cursos em marketing online, marketing político digital, gestão de mídias sociais, SEO, marketing inbound, html e Google Adwords. Faço parte do Google Partners como forma de beneficiar meus clientes com o que o Google oferece de melhor. Redação de conteúdo é meu ponto forte, mas marketing político é minha verdadeira paixão.

Latest posts by Iris Azevedo (Marketing Político Digital) (see all)