Série: Meu site – Parte III – Layout

O layout de um site é seu ponto mais forte e por isso é preciso que você saiba o que quer e como quer.

Também não é apenas contratar um web designer, deixar que ele faça o que quiser e esperar que as coisas aconteçam como você deseja.

A elaboração de um bom site é um processo no qual devem ser levados em consideração vários itens:

  • Posicionamento da logo marca da empresa ou do nome do site;
  • Tipo de imagens a serem usadas;
  • Cores;
  • Número de páginas;
  • Nome das páginas;

Enfim, há muito o que se pensar e estudar.

Aqui estão algumas dicas:

Coloque no papel

Mesmo que você não saiba desenhar, tente fazer um esboço do que deseja, navegue pela internet, pesquise nos sites dos concorrentes, olhe outros tipos de sites.

Você pode e deve utilizar o Google para facilitar, por exemplo, se o seu site é para divulgar sua floricultura, experimente digitar no Google:

Floricultura, floriculturas online, sites de flores, floricultura (sua região ou outras regiões).

Você poderá ver diversos modelos de site que te darão uma ideia do que fazer.

Pegue o que achou melhor no site A, no site B e no site C e forme o seu próprio site.

Seu web designer pode lhe informar que não será possível fazer exatamente como você quer, mas ele deve lhe oferecer opções similares, se não oferecer… Troque de web designer.

Você também pode solicitar modelos de site do tipo WordPress, essa plataforma oferece diversas opções de temas  gratuitos e mais uma imensa variedade de temas pagos.

Fontes  (Tipos de letras)

Se você optar por um tema WordPress  gratuito é claro que haverão diversas limitações, mas os temas pagos oferecem a possibilidade de escolha de fontes e isso é muito importante.

Algumas pessoas acham que as melhores fontes são as que chamam a atenção e, de certa forma estão certos, se for o caso de títulos ou banners, mas quando se trata de blogs, artigos que as pessoas precisam levar algum tempo lendo, a coisa muda de figura.

Para blogs, descrições de produtos, manuais e instrução, dicas, etc., o melhor é aquele tipo de fonte que desaparece na importância do texto, a fonte clara e discreta é aquela que menos cansa a vista do leitor, logo, a que melhor te serve.

Cores

A escolha das cores é mais do que importante, se a fontes clássica descansa a vista durante a leitura, as cores de um site podem relaxar ou estressar, encantar ou aborrecer, excitar ou despertar indiferença no usuário.

Um site nunca utiliza uma única cor, até porque seria impossível, e, exatamente por isso é preciso tomar cuidado para não causar uma certa sobrecarga visual.

Um conjunto de cores e tons que atraia mas que não canse ou estresse.

Pense em exemplos clássicos como o Facebook, o Twitter, o Instagram e até mesmo no Pinterest e seus tons de vermelho.

O fato de ser vermelho não significa necessariamente que o site será estressante, depende das outras cores utilizadas ou do tom de vermelho.

Você vai encontrar AQUI (inserir links) um infográfico com a psicologia das cores que irá ajuda-lo a ter uma ideia do que utilizar no seu site.

Navegação

A navegação de um site deve ser fácil e descomplicada. É preciso que o usuário seja capaz de chegar aos lugares que deseja de forma rápida e prática, ou você corre o risco de ele acabar desistindo e procurando outro site.

Então, cada página deve ser de fácil acesso e estar visível para o usuário.

Você dividirá seu site em partes claras, vendas, apresentação de produtos, atendimento ao clientes, blog… Cada item pode se dividir em outros itens e assim a navegação acaba parecendo mais complicada do que deve ser.

Home / Página principal

A página principal de um site pode conter uma parte da história da empresa, uma descrição dos principais produtos ou serviços, uma atualização dos artigos publicados no blog, etc.

Se cada seção do seu site deve ter um sentido, um começo, um meio e um fim.

Você vi descobrir que por mais que você prefira um site simples, as coisas nunca ficam tão simples quanto esperamos ou pretendemos.

Pesquisa

Só porque a maioria dos sites possui uma caixa de pesquisa interna, não significa que o seu precisa ter uma.

Analise bem a necessidade e se chegar à conclusão de que não precisa, sinta-se à vontade para não colocar.

Inove

É claro que nem todo mundo tem criatividade, mas se você acha que pode inserir algo inovador no seu site e que isso irá, de alguma forma, favorecer o usuário, não tenha medo de inovar.

Em construção

Não deixe que o seu usuários bata com a cara na porta do seu site (é claro, em sentido figurado), apesar de manjada e utilizada por todos, a página “em construção” é uma gentileza para com o usuário.

Mas, procure chegar a um acordo com o seu web designer e coloque algo mais moderno… Diferente.

É uma forma de começar a se tornar inesquecível.

Vídeo

Não tenha medo de inserir vídeos de apresentação da empresa, de produtos, de publicidade ou de promoções.

O usuário da internet ama vídeos.

Imagens

As imagens são um estímulo visual extra e são também as preferidas na internet, pode usar e abusar das imagens para ilustrar seu texto.

Apenas mantenha uma coisa em mente: Imagens borradas, com pouca resolução ou fora de foco, são muito irritantes e depõe contra o seu site, então, certifique-se de que está utilizando imagens de primeira qualidade.

 

É isso, não esqueça de conferir nosso infográfico com as combinações de cores: AQUI (inserir link)

Peça um orçamento gratuito:

The following two tabs change content below.
Apaixonada por novas tecnologias, técnica em informática, com cursos em marketing online, marketing político digital, gestão de mídias sociais, SEO, marketing inbound, html e Google Adwords. Faço parte do Google Partners como forma de beneficiar meus clientes com o que o Google oferece de melhor. Redação de conteúdo é meu ponto forte, mas marketing político é minha verdadeira paixão.

Latest posts by Iris Azevedo (Marketing Político Digital) (see all)