Série: Meu site – Parte II – Domínio

Domínio… Seu endereço na web.

A escolha e um nome de domínio é como a escolha do nome de uma empresa, você tem que considerar diversas coisas antes de finalmente bater o martelo.

Seu domínio será sua identidade online, ou seja, você “precisa” ele tenha algumas qualidades insubstituíveis como, ser fácil de lembrar, ser fácil de digitar, ser fácil de encontrar.

Enfim, é preciso pensar com muito cuidado antes de decidir.

Aqui estão algumas dicas que você pode seguir antes de registrar seu domínio:

Fácil de digitar

A facilidade em digitar é um passo na direção de ser lembrado, mas se você não tomar cuidado a ânsia de facilitar a escrita de seu domínio pode leva-lo a criar nomes complicados como www.vcsabepq.com.br. Isso pode tornar mais difícil para os consumidores chegarem até o seu site.

Comprimento

Mantenha o nome de seu domínio o mais curto e simples possível, isso vai facilitar para os clientes encontrarem seu site. Nomes longos e complexos podem levar o usuários a cometer erros na hora de digitá-los.

Palavras chave

Se for possível, utilize em seu domínio uma ou mais palavras chave que descrevam sua empresa, seu serviço ou produto. Por exemplo, se você possui uma empresa que fabrica refeições pode utilizar um nome como “lunalanches”.

O importante é incluir que o domínio possua pelo menos uma palavra que as pessoas utilizem para procurar produtos similares na internet.

Localização

Outra possibilidade de diferenciação é inserir o nome de sua localidade no domínio para tornar mais fácil encontrar seu site, por exemplo: www.suacampanhapiuma.com.br.

Números e hiféns

Geralmente tanto números quanto hifens acabam provocando erros tolos e a pessoa pode acabar indo parar em um site diferente.

Se as pessoas ouvem o nome do seu domínio podem não entender se é para colocar – ou escrever hífen, se é para escrever 12 ou doze.

Enfim, se puder, evite esse tipo de problema.

Pesquise

Antes de mais nada, certifique-se de que o nome de domínio que você escolheu não pertence a nenhuma marca registrada ou que esteja registrado com direitos autorais.

Se for o caso, esqueça, qualquer que seja a versatilidade, beleza e genialidade do nome do seu domínio, ele não valerá uma batalha judicial que poderá te custar uma fortuna e o seu nome de domínio.

Seja inesquecível

Atualmente existem milhões de domínios registrados, milhares apenas no Brasil, portanto é muito importante que seu domínio seja marcante, que contagie, que se destaque.

Faça uma lista extensa, vá eliminando aos poucos e depois que escolher o nome do seu domínio, compartilhe com pessoas próximas, faça com que elas ouça, escrevam, falam o nome do seu domínio, verifique se é viável e se faz sentido para as pessoas.

Só uma coisa: Se você encontrou o nome perfeito, faça seu registro de domínio ainda hoje, antes que alguém tenha a mesma idéia e você fique a ver navios.

Extensão

As extensões são os .com,.net, .blog e outros, no fim de cda endereço de domínio.

As preferências são sempre pelos .com e .com.br, mas você nõ está restrito a essas extensões.

Se você for advogado, por exemplo, pode preferir que seu domínio tenha uma extensão .adv.br.

Isso vai depender do seu ramo de atuação. Algumas das extensões mais usadas são:

  • .com, uma abreviação para companhia ou comércio;
  • .info, sites informativos;
  • .net,sites técnicos e de infraestrutura da internet;
  • .me ou .blog, sites de blogs, sites pessoais ou com currículos;

Não é preciso que você crie um site para ter o seu domínio, você pode registrar nomes que ache que poderão ajudar no tráfego do seu site e direcioná-los para um site principal.

Sua marca

É recomendável que você cerque o nome do seu domínio ao máximo, ou seja, compre nomes similares ou com erros ortográficos.

Isso vai impedir que os concorrentes registrem uma versão “genérica” do seu site.

Já fez seu registro?

O que está esperando? Nomes de registros vendem como água, principalmente por causa do custo que é tão baixo.

Peça um orçamento gratuito:

The following two tabs change content below.
Apaixonada por novas tecnologias, técnica em informática, com cursos em marketing online, marketing político digital, gestão de mídias sociais, SEO, marketing inbound, html e Google Adwords. Faço parte do Google Partners como forma de beneficiar meus clientes com o que o Google oferece de melhor. Redação de conteúdo é meu ponto forte, mas marketing político é minha verdadeira paixão.

Latest posts by Iris Azevedo (Marketing Político Digital) (see all)