Série: Meu site – Parte I – Público alvo

Se sua empresa/escritório ainda não tem um site, acredite, você está perdendo clientes. Se o site de sua empresa está desatualizado, estagnado ou abandonado, você também está perdendo clientes.

Então, caso decida finalmente criar um site ou renovar o que já possui, esta série de posts vai, com certeza, te interessar.

Elaborar um novo site ou renovar um antigo, implica em diversas e diferentes decisões a serem tomadas:

  • Público alvo;
  • Domínio;
  • Layout;
  • Marketing
  • Mídias sociais;
  • Conteúdo;

E foi por causa da importância de cada passo, de cada etapa do elaboração do seu site que decidi escrever essa série de artigos.

Então vamos começar com a definição do seu público alvo.

Você pode estar pensado: Eu sei qual é o meu público alvo!

Mas será que sabe onde ele está, como encontra-lo e, principalmente, como alcança-lo e seduzi-lo?

A verdade é que  quanto melhor você conhecer esse público alvo, mais rápido sua empresa irá crescer.

Por isso, aqui estão algumas perguntas para você responder antes de definir seu público alvo:

Quem pagaria por meus produto/serviços?

Para obter essa resposta é preciso que você responda outra. Que tipo de problemas meu produto/serviço resolveria? Identificando o problema ou problemas que o seu produto/serviço poderá resolver, ficará mais fácil identificar o público alvo que estaria disposto a pagar por ele.

Uma coisa que pode ajudar bastante é uma boa pesquisa de palavras chave. Ponha-se no lugar do seu consumidor e descubra como ele procuraria o seu produto/serviço.

Quais são meus cliente?

Se você já possui uma empresa há algum tempo ou se já vendeu, de uma forma ou de outra o seu produto/serviço, faça uma boa análise dos tipo de público alvo que compra ou já comprou de você, isso te ajudará a selecionar de forma mais específica seus consumidores.

Seja realista

Não superestime o poder de seu alcance, é muito fácil acreditar que a maioria das pessoas irá desejar seu produto, mas isso poderá leva-loa cometer erros ao implantar suas campanhas de marketing.

É importante que você tenha uma noção realista de seu público alvo para não generalizar demais e acabar não alcançando ninguém.

Feedback

Contratar um profissional para realizar uma pesquisa de mercado sai muito caro, então é preciso que você utilize formas mais simples para saber o que  o seu público alvo acha do seu produto/serviço.

A melhor e mais barata forma de fazer isso é através das redes sociais, você pode utilizar algumas formas divertidas de coletar informações, como surveys.

Eu entendo o meu mercado

Será que conhece mesmo? Considere que o simples fato de você gostar de um determinado serviço ou produto não significa que você entende dele, muito menos do público alvo que irá utiliza-lo.

Não tente pensar como seu público alvo, vá até ele e pergunte.

Demografia

Uma vez na internet o seu público alvo pode ser variado e estar em lugares dos mais remotos, a questão é: Onde você vai vender seu produto?

Isso também irá ajudar a classificar seu público alvo. Se você vende bonecas artesanais,  seu público alvo poderá estar em qualquer lugar do mundo, mas, se você vende cimento, é possível que seu público alvo esteja, basicamente, localizado na região onde vive.

Porque isso é importante? Diferentes lugares, diferentes culturas, diferentes formas de marketing.

Use a concorrência

Se você está começando no mercado e ainda não possui redes sociais de clientes, nem um fácil acesso ao seu público alvo, você pode utilizar seus concorrentes para analisar esse público.

Procure saber o máximo possível dos métodos de atendimento ao cliente, contato e marketing.

Local

Mesmo que você pretenda vender para o mundo inteiro o primeiro passo é conhecer seu público alvo local, a menos, é claro, que você não pretenda vender na sua região.

Neste caso é importante conhecer o comportamento do seu público alvo online. Saber onde, quando e de que forma alcançar seus possíveis consumidores facilitará sua estratégia de marketing.

Expandindo

Esteja preparado para uma rápida expansão.

Uma vez que tenha classificado seu público alvo, tenha em mente que ele pode ser ampliado, queira você ou não, então é melhor estar preparado para suprir as necessidades do mercado ou pode acabar ficando para trás.

Próximo artigo: Série: Meu site – Parte II – Domínio

Peça um orçamento gratuito:

 

The following two tabs change content below.
Apaixonada por novas tecnologias, técnica em informática, com cursos em marketing online, marketing político digital, gestão de mídias sociais, SEO, marketing inbound, html e Google Adwords. Faço parte do Google Partners como forma de beneficiar meus clientes com o que o Google oferece de melhor. Redação de conteúdo é meu ponto forte, mas marketing político é minha verdadeira paixão.

Latest posts by Iris Azevedo (Marketing Político Digital) (see all)