Pesquisas online na campanha eleitoral

Conhecer o seu eleitor é mais importante do que você imagina.

Principalmente quando você pretende, e isso é uma necessidade, incrementar sua campanha política com o uso de recursos online.

Mas porquê fazer pesquisas online? Talvez você descubra muita coisa que não sabia sobre o seu eleitor através de uma boa pesquisa online.

Por exemplo, se a maioria dos seus eleitores é homem ou mulher, suas idades, suas preferências, os problemas do município que mais lhes preocupa… São muitas as vantagens de uma pesquisa online.

Mas, como fazer pesquisas online? Existem alguns sites que oferecem formulários para pesquisas online como o http://polldaddy.com, você só precisa preparar o formulário e enviar para os clientes.

É importante lembrar que este tipo de pesquisa é bom, mas, como na maioria das coisas, não se deve exagerar.

Sem brincadeira, conheço um político que a cada mudança em seu site, fazia uma pesquisa de opinião… Tudo bem estimular o eleitor a compartilhar sua opinião, mas há um limite para tudo.

O seu eleitor vai gostar de saber que a opinião dele importa, mas não terá paciência com assuntos irrelevantes.

Em uma pesquisa online você pode oferecer espaço para sugestões ou simplesmente optar pela múltipla escolha de respostas pré-selecionadas por você.

Mas não faça perguntas demais, um máximo de dez para múltipla escolha é mais do que suficiente, lembre-se de que a maioria das pessoas não gosta de responder perguntas por muito tempo.

A primeira coisa a fazer é definir o que você quer saber do seu eleitor, qual o objetivo da pesquisa, você pode questionar desde quais os maiores problemas do município até uma sugestão de mudança no sistema municipal de educação.

É importante você ter uma ideia objetivo das respostas que espera. Não adianta fazer uma pesquisa e não oferecer ao eleitor um resultado, assim como não adianta oferecer o resultado da pesquisa sem compartilhar sua opinião sobre ele.

Definido o tema da pesquisa é importante que você se faça as seguintes perguntas:

  • Como você gostaria que as pessoas respondessem a essa pesquisa?
  • Em quais Mídias Sociais a pesquisa será divulgada?
  • Que prazo você vai definir para o final da pesquisa?
  • Como você vai divulgar o resultado, ou “se” você vai divulgar o resultado.
  • Vai associar sua pesquisa a alguns mecanismos de busca?

Não se esqueça de definir palavras chave, isso vai ajudar os eleitores a encontrarem sua pesquisa.

Uma vez definidas essas questões agora você deve elaborar as perguntas da pesquisa em si, depois disso, lembre-se de buscar fóruns, comunidades e conversas associadas ao tema da pesquisa. Isso vai facilitar a divulgação.

Divulgue sua pesquisa em todas as mídias que considerar relevantes para a sua campanha.

Não se esqueça de divulgá-la também no seu site, afinal é a principal área de acesso aos seus eleitores.

E por falar em divulgação, não deixe de apresentar os resultados da pesquisa no blog ou no site, é importante que os participantes saibam os resultados e possam compartilhá-los com outros eleitores.

Gostou? Compartilhe!

Artigos relacionados:

Dicas de estratégia para política nas mídias sociais

Peça um orçamento gratuito:

The following two tabs change content below.
Apaixonada por novas tecnologias, técnica em informática, com cursos em marketing online, marketing político digital, gestão de mídias sociais, SEO, marketing inbound, html e Google Adwords. Faço parte do Google Partners como forma de beneficiar meus clientes com o que o Google oferece de melhor. Redação de conteúdo é meu ponto forte, mas marketing político é minha verdadeira paixão.

Latest posts by Iris Azevedo (Marketing Político Digital) (see all)