Mídias Sociais – Blog: Vivo ou Morto! Parte II

No meu post anterior Blog: Vivo ou Morto! Parte I eu falei sobre as considerações de Sté Kerwer, da Dukeo(o link vai te levar para o primeiro artigo original) sobre os motivos que podem levar um blogueiro a desistir e acabar matando seu próprio blog.

Hoje vamos considerar alguns fatores, continuando com a segunda parte do post How to kill your blog sucessfully – Factors to consider

blog_1_22Se você está no início do seu romance com o seu blog, você possívelmente vai pensar: “Não preciso dessas dicas” ou “Jamais iria fazer isso com o meu blog”, bem, acredite em mim, isso pode acontecer com qualquer um, a qualquer momento.

Mas antes de desistir, antes que você opte por um desfecho letal deste lindo romance, eis aqui algumas dicas de Sté Kerwer que talvez você deva considerar:

Você tem tempo e energia para isto?

“Para se ter sucesso com um blog é preciso que você assuma um compromisso que consumirá tempo e energia.

Claro que cada blog é diferente, mas antes de desistir e puxar a tomada, olhe o tanto que você já fez e o quão longe chegou”.

Às vezes, como acontece em tudo em nossas vidas, você chega a um momento crucial, um momento no qual você pensa seriamente em desistir do seu blog.

É neste momento que você deve parar e analisar tudo o que você já fez e o caminho que percorreu até aqui.

Em alguns casos é apenas uma questão de tomar um fôlego antes de seguir em frente.

Você sabe mesmo sobre o que está falando?

Muitas vezes você inicia um blog sobre um determinado tema e se dá conta de que existe muita coisa a respeito que você ainda não sabe, nunca soube ou simplesmente nunca pensou a respeito.

Ter conhecimento do assunto pode salvar o seu blog de uma queda previsível.blog-49006_640

Sem esse conhecimento, você, pelo menos, tem tempo e disposição para aprender sobre o assunto?

Não, não é para mim que você precisa responder isso, é para você mesmo e da forma mais honesta possível.

Se você não quer se comprometer, então vá em frente e mate o seu blog

Pelo bem de todos os interessados.

A paixão acabou?

Algumas pessoas afirmam que a paixão tem tempo marcado para terminar, uns dizem que ela dura apenas três anos, outro que dura sete anos, mas a verdade é que todos acreditam neste fim.

Quando a paixão termina não adianta insistir em tentar um romance morno e sem tempero, não vai funcionar.

BlogBloggin-300x300Analise isso: Você ainda tem paixão pelo seu blog ou chegou a hora de terminar este relacionamento?

O tema se esgotou?

Existem alguns fatores que nos levam a querer matar nosso blog e um deles é o tema.

Se você escolheu um tema da moda e a moda passou, você provavelmente está passando por um momento difícil, sem saber como continuar a escrever sobre um assunto que já não dá IBOPE.

“Há muitas razões um tópico ou nicho pode morrer. Vale a pena reviver ou é hora de enterrar o seu blog?”

Você ainda tem tráfego?

Um das coisas que mais afetam a criatividade de um blogueiro é o tráfego, se você está escrevendo para meia dúzia de amigos fiéis isso vai afetar, com certeza, a sua criatividade, sua disposição e sua paixão.

É o caso de você fazer uma análise do seu desempenho e do desempenho do seu blog. Você já tentou tudo para atrair novos leitores?

Seu blog está otimizado? Seus posts estão sendo compartilhados nas Redes Sociais? Você está sabendo promover o seu blog de forma coerente e ativa?

Você fez tudo o que podia ou ainda não tentou algo em especial? A otimização e o compartilhamento nas Redes Sociais são essenciais para aumentar o número de visitantes, assim como o bom conteúdo é essencial para transformar esses visitantes em leitores assíduos.

Como está a renda gerada pelo seu blog?

Sim, algumas pessoas não esperam renda, outras utilizam o blog para gerar renda no site, mas existem aquelas que realmente conseguem uma renda razoável através de anúncios do Adsense e etc.Dec13

De uma forma ou de outra, se o objetivo era gerar alguma renda com o seu blog e ele não está fazendo isso ou se a renda baixou consideravelmente, a questão é:

Você já considerou outras formas de gerar renda? Se a resposta for sim e nenhuma das tentativas funcionou, talvez seja a hora de descobrir se a renda conseguida vale o seu esforço e o seu tempo.

Como seus leitores andam reagindo?

O tráfego é importante, sim, e ele pode estar aumentando ou diminuindo, mas existe um outro fator, os leitores que você conquistou no início do seu blog e que são um ótimo termômetro para avaliar o desempenho do seu blog.

Seus leitores participam? Comentam? Utilizam alguns de seus posts como referência sobre o Blog-blocks2assunto? Estão compartilhando os seus links?

Analisarr este fator pode lhe oferecer uma dica de como está a popularidade do seu site junto aos leitores.

Vou continuar com esta série de posts e no próximo vamos analisar algumas formas de matar o seu blog com sucesso.

Gostou? Compartilhe!

Post relacionado:

Mídias Sociais – Blog: Vivo ou Morto! – Parte I

Peça um orçamento gratuito:

The following two tabs change content below.
Apaixonada por novas tecnologias, técnica em informática, com cursos em marketing online, marketing político digital, gestão de mídias sociais, SEO, marketing inbound, html e Google Adwords. Faço parte do Google Partners como forma de beneficiar meus clientes com o que o Google oferece de melhor. Redação de conteúdo é meu ponto forte, mas marketing político é minha verdadeira paixão.

Latest posts by Iris Azevedo (Marketing Político Digital) (see all)