Marketing Profissional – Advogados

Estar um passo à frente é sempre importante em qualquer profissão, mas no caso dos advogados parece ser uma condição sine qua non.

E justamente por admirar essa característica nos advogados fiquei me perguntando porque existem tão poucos sites de advogados na internet?

Poucos, sim, porque se formos analisar proporcionalmente a quantidade de sites de escritórios de advocacia são em número bem pequeno ainda.

Posso dizer, por experiência própria, que a busca por um advogado na internet foi uma grande decepção para mim.

Porque? Esta foi minha primeira pergunta.

Exercendo uma profissão que depende de uma público específico, porque um advogado deixaria de colocar a si mesmo, ou a seu escritório, em destaque?

Há algum tempo precisei de um advogado e tentei encontrar através da internet, em uma área de 60 km2 não encontrei nenhum através do Google (que o Google não saiba disso rsrsrs). Procurei em minha cidade e nas cidades vizinhas, tudo bem, vivo em uma cidade pequena, mas, considerando a quantidade de advogados que existem na minha cidade era para eu ter encontrado pelo menos uns 5 através dos mecanismos de busca, mas… Nada.

Apelei para lugares mais distantes e consegui resposta de uma advogada de Vitória, capital do estado.

Apelei então para o Facebook e recebi algumas dicas.

Volto a pergunta: Porque?

Ter um site básico e/ou um blog é o mínimo necessário para qualquer firma ou escritório de advocacia. (Na verdade é o mínimo necessário para qualquer profissional liberal, pequena ou micro empresa)

Então o que eles estão esperando?

Que tal um blog?

Em uma época em que a maioria das pessoas optam por procurar até mesmo agulhas no Google, não faz sentido você imaginar eles não buscariam um advogado online.

Pode parecer até estranho para alguns, mas os blogs estão se tornando uma ferramenta indispensável para as firmas de advocacia nos Estados Unidos.

A principal qualidade de um blog é permitir um toque personalizado, íntimo, no relacionamento cliente/futuro cliente x advogado.

No Brasil a maior parte dos sites de advogados são estáticos, sem atualização e com informações básicas de contato, como endereço, telefone, e-mail e áreas de atuação.

Um blog oferece novos conteúdos e uma forma de clientes novos e futuros interagirem com o escritório. Além disso, os links com Mídias Sociais possibilitam o compartilhamento de conteúdo e otimização para os mecanismos de busca.

Em uma profissão onde, literalmente, tempo é dinheiro e que o Marketing Profissional é uma arma imbatível, a maioria dos advogados ainda se sente intimidada  pelos blogs por causa do compromisso de atualização contínua.

Quando um cliente digita em um mecanismo de busca (o Google, por exemplo) advogado trabalhista no Espírito Santo, por exemplo, a primeira página mostra 9 advogados de 16 resultados.

No caso de: Advogado trabalhista Vitória ES, os resultados são mais ou menos os mesmos, 12 links para sites específicos de advogados (incluindo três dados do Google Place) entre 19 de sites de publicidade como Sitelist, JustBrasil e Telelistas.

Alaguns dos sites de firmas de advocacia analisadas, como www.barcelosesouza.adv.br, www.galvaoassociados.com.br e www.tffadvogados.com.br, não possuem qualquer tipo de otimização e provavelmente estão na primeira página do Google por falta de opção do mecanismo de busca.

Um blog atualizado com frequência e com um conteúdo relevante colocaria qualquer outro site de advogados no Espírito Santo nos primeiro lugares da primeira página. Pense nisso!

Com relação aos blogs, mesmo os blogs gratuitos oferecem diversas possibilidades de divulgação, desde que sejam bem otimizados com atualizações constantes e conteúdo relevante.

Então, se você é advogado e espera conquistar mais clientes do que apenas os vizinhos e amigos de amigos, comece a pensar em uma nova forma de Marketing Profissional.

No próximo post vamos analisar a presença de advogados nas Mídias Sociais

Gostou? Compartilhe!

Post relacionado:

Marketing pessoal e profissional – Dicas

 

Peça um orçamento gratuito:

The following two tabs change content below.
Apaixonada por novas tecnologias, técnica em informática, com cursos em marketing online, marketing político digital, gestão de mídias sociais, SEO, marketing inbound, html e Google Adwords. Faço parte do Google Partners como forma de beneficiar meus clientes com o que o Google oferece de melhor. Redação de conteúdo é meu ponto forte, mas marketing político é minha verdadeira paixão.

Latest posts by Iris Azevedo (Marketing Político Digital) (see all)