Marketing pessoal e profissional – Dicas

Se você está planejando investir em uma campanha de marketing pessoal.

Quando promovemos uma campanha de marketing de um produto, precisamos ficar atentos a cada detalhe, mas quando se trata de uma “marca” pessoal, quando se trata de você o processo é ainda mais delicado.

Promover uma campanha de marketing pessoal é promover seu nome, suas habilidades, seu rosto, existe algo mais importante do que isso?

Uma campanha mal feita pode prejudicar mais do que ajudar um produto, então imagine o que pode fazer com sua imagem.

E se você acha que imagem só é importante para políticos e celebridades, é melhor pensar novamente sobre o assunto, afinal, não importa quem você seja, sua imagem, seu nome, sua “marca” pessoal é muito mais importante do que você pode imaginar.

Por isso criamos algumas dicas para ajudar você a compreender a importância do seu marketing pessoal e porque você precisa ser cuidadoso com isso.

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar.


Transcrição

Dicas de Marketing pessoal e profissional

1. Marketing Pessoal e Profissional

2.  Aumento no fluxo de clientes 2 – Novas parcerias 3 – Destaque em sua área de atuação 4 – Credibilidade 5 – Novas oportunidades 7 – Valorização do seu profissionalismo 8 – Melhor posicionamento na busca por novos empregos.

3. Faça o que fizer, não recorra àquilo que não é você. Não utilize estratagemas ou falsas impressões. Você é único, valorize seus pontos fortes e construa sua Identidade Digital com base em quem você realmente é.

4. Um blog não é um complemento, nem uma perda de tempo. É através do seu blog que você vai expor seu conhecimento, vai mostrar seus interesses e suas habilidades. Um blog não é uma opção, é uma necessidade.

5. Um bom conteúdo faz mágicas. Crie uma mistura interessante de conteúdo, algo que atraia leitores e que demonstre o quão versátil você é. Se não se sentir seguro o bastante para criar conteúdos novos, compartilhe o que achar de interessante pela internet.

6. Pode parecer fácil, mas é muito importante, quando você está preparando uma campanha de marketing, saber exatamente a quem ela se dirige. Futuros empregadores, futuros clientes, possíveis parceiros. Lembre-se: Para cada tipo de público alvo existe um tipo diferente de estratégia de marketing.

7. Por melhor e mais ampla que seja sua formação, é importante você se destacar em alguma coisa. Opte por cursos de especialização para se capacitar de forma diferenciada. Se você possui diversas especializações, busque a que mais se identifica com você e estude o máximo sobre ela.

8. Esse é um tema muito delicado quando se trata de marketing pessoal. Se por um lado fotos são sempre bem vindas, por outro é melhor você tomar cuidado com as imagens que compartilha, lembre-se de que seu futuro chefe pode estar de olho em você neste exato momento.

9. Não importa o papel da pessoa em seu caminho para alcançar seu objetivo, nunca deixe de ser gentil. Às vezes o desconhecido de hoje pode ser o seu chefe de amanhã. Além disso, gentileza não custa nada e muitas vezes traz benefícios inesperados.

10. Embora possa parecer pouco importante, manter uma rotina de publicações pode gerar fidelidade por parte de seu público. Procure manter uma rotina semanal de publicações, seja em seu blog, seja em suas redes sociais.

11. Por mais que você entenda de um assunto, sempre haverá alguém que entende mais ou que analisa o assunto sob outro prisma. Procure se cercar de pessoas influentes na área a qual você se dedica, isso lhe trará grandes benefícios.

12. Manter o tom jovial, leve, sem grandes dramas ajuda a conquistar seu público alvo. Lembre-se, de dramas a vida está cheia, as pessoas buscam alguém que lhe dê algo positivo, que lhes faça bem.

13. A rede social dos profissionais e das empresas não pode faltar na sua lista. Seu perfil no LinkedIn é, profissionalmente, o mais importante de todos, então, preencha o seu perfil com cuidado e não deixe de compartilhar todas as suas publicações.

14. Não basta criar perfis nas mídias sociais, é preciso que você dedique algum tempo, pelo menos semanalmente, para compartilhar, curtir e interagir com seus contatos. Não deixe de divulgar conteúdo de outras pessoas, assim como você, elas esperam por isso.

15. A internet é seu ponto de partida, sua identidade digital, não existiria sem ela. Procure se manter conectado, interaja, compartilhe conteúdos seus e de outros, busque informações, leia, estude online. Use a net a seu favor, sempre.

16. Embora dar sua opinião sobre um assunto seja importante, lembre-se de que ninguém gosta de pessoas que acreditam ser donas da razão. Opine, sim, mas ouça o que as pessoas tem a dizer. Existe uma diferença muito pequena entre opinião firme, teimosia e arrogância, não se esqueça.

17. Se você quer uma boa campanha de marketing a primeira coisa que precisa é planejá-la. Campanhas feitas de ultima hora, feitas sem planejamento, tem uma forte tendência a falhar ou a não conquistar um terço do sucesso que poderia. Neste momento, se você estiver lendo isso, já pode começar a elaborar um bom plano de marketing.

18. Quando se trata de conteúdo para a internet, não tenha dúvidas de que a primeira é muito mais importante. Procure manter sempre a qualidade de seu conteúdo, mesmo que para isso tenha que reduzir a quantidade.

19. Como no caso da gentileza, o reconhecimento faz de você uma pessoa melhor, então se alguém compartilhou seu conteúdo, agradeça. Se alguém comentou uma publicação sua, responda e agradeça. Se alguém lhe fez uma crítica injusta, agradeça assim mesmo, afinal, críticas são uma boa forma de crescermos também.

20. Lembre-se, você está promovendo a pessoa, a marca mais importante para você, mas nada do que eu disse até agora tem qualquer validade se você não obtiver satisfação no que está fazendo. Caso isso aconteça, reveja todos os seus planos e estratégias e procure o que há de errado. Promover a sua pessoa deve, pelo menos, lhe trazer satisfação.

21. Não espere que qualquer campanha de marketing que você escolha comece a funcionar do dia para a noite, nem desanime caso as coisas não andem tão rápido quanto você esperava. Não fixe uma data para retorno, apenas se lembre que você está investindo no seu bem mais precioso: Você.

22. Ao longo de sua campanha de marketing pessoal, você vai encontrar adversários e pessoas que, por um motivo ou outro, deixarão claro que não gostam de você. Lembre-se, nem Jesus agradou a todos, então, procure descobrir o motivo, caso não encontre, não se desespere, afinal, tenho certeza de que para cada pessoa que não gosta de você, existem 10 que são seus fãs.

23. Nada é definitivo, muita coisa pode dar errado, é preciso que você seja capaz de enxergar além das primeiras dificuldades e não se deixar desanimar. Se o caminho em frente está bloqueado, aprenda a fazer uma curva.

24. O marketing é como um jogo de xadrez, cada movimento, cada estratégia podem leva-lo para mais perto do seu objetivo. E como no xadrez é preciso que você esteja sempre atento, seja cauteloso sem se acovardar e esteja sempre duas ou três jogadas à frente de qualquer possível adversário ou adversidade.

25. Sua Identidade Digital não é apenas uma marca, é você, é a sua imagem, o seu nome. Cuide dela com o máximo de cuidado e procure evitar tudo o que poderá trazer arrependimento mais tarde. Lembre-se a internet tem memória e a festa de hoje pode se tornar um prejuízo amanhã.

26. É isso, espero que tenha gostado e que as dicas te ajudem de alguma forma. E, por que não, que tal compartilhar para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações.

27. contato@suacampanha.com www.suacampanha.com

 

The following two tabs change content below.
Apaixonada por novas tecnologias, técnica em informática, com cursos em marketing online, marketing político digital, gestão de mídias sociais, SEO, marketing inbound, html e Google Adwords. Faço parte do Google Partners como forma de beneficiar meus clientes com o que o Google oferece de melhor. Redação de conteúdo é meu ponto forte, mas marketing político é minha verdadeira paixão.

Latest posts by Iris Azevedo (Marketing Político Digital) (see all)