Macetes no Whatsapp

Esta matéria saiu no UOL Notícias e achei que valia a pena compartilhar.

Apesar de simples, WhatsApp guarda alguns macetes; conheça

Do UOL, em São Paulo
O WhatsApp é um aplicativo simples e eficiente – e, assim, tornou-se muito popular. A adaptação do usuário é rápida e, em pouco tempo, os novatos se tornam rapidamente expert em mandar mensagens. Mas muitos param por aí, sem se preocupar em conhecer os comandos e descobrir outros recursos disponíveis.

Dominar as funções do WhatsApp ajuda quem também o usa para trabalhar. A quantidade de relações pode acabar por misturar a vida pessoal e a profissional. Quanto mais contatos, mais necessário é organizá-los. A maior parte das possibilidades listadas abaixo começa no botão superior direito do menu de comando (aqueles três pontinhos).

Reprodução
Reprodução

Personalizar as notificações

Uma maneira de não perder uma mensagem importante no meio da “enxurrada” é personalizar as notificações com toques específicos, escolhendo, por exemplo, um som característico para um grupo de trabalho. Abra a conversa e escolha “Dados do Grupo”, os três pontinhos do topo direito. Selecione “Notificações personalizadas”. Nessa configuração, é possível escolher o toque, a vibração, notificação em pop-up e, dependendo do seu aparelho, trocar a cor da luz LED de aviso.
Reprodução
Reprodução

Atalho para contatos importantes

No Android, há um modo de criar um atalho para conversas na tela principal do seu smartphone. No menu do topo direito (novamente os três pontinhos), selecione “Mais” e depois “Adicionar atalho para conversa”. Ou toque e segure a conversa do contato ou grupo. Logo surgirá a opção em pop-up “Adicionar atalho para conversa”.
Reprodução
Reprodução

Ctrl + F

Você recebeu uma mensagem interessante em seu grupo de amigos, mas, por algum motivo, não anotou. Depois de 729 mensagens, a informação aparentemente foi encoberta para sempre. Para reencontrá-la, basta tocar no botão do campo superior direito dentro da conversa em que a informação que busca está. Escolha “Pesquisar” e digite o que procura ou busque por alguma referência que você se recorda. Funciona do mesmo modo que o Ctrl + F dos navegadores convencionais.
Reprodução
Reprodução

Sinalize!

Sinalizar a conversa é uma boa opção para quem quer reler ou responder ao contato mais tarde. Depois você pode vê-las e desmarcá-las em mensagens marcadas no menu principal. Toque na mensagem e deixe o dedo sobre ela por alguns segundos. No topo surgirá as opções para marcar (a estrela), excluir (a lata de lixo), copiar (o retângulo) e voltar (a seta). Escolha a estrela.
Reprodução
Reprodução

“BOM DIIIIIIA” nunca mais

Para aquele grupo ou amigo que conversa demais para o seu gosto, enviando “bom dia” às 6h da segunda-feira, o WhatsApp permite silenciar contatos por oito horas, um dia ou um ano. É uma opção útil para quem vai dormir ou deve se concentrar por um tempo determinado, como trabalhar ou estudar. Encontre o contato que deseja silenciar. Toque no botão do menu superior direito e selecione “Silenciar”. Nas notificações, escolha o tempo que deseja, assinale se ainda quer receber as notificações e finalize com “Ok”. Para desfazer, basta desativar o comando nas notificações personalizadas. Se você decidir que não quer mais receber mensagens do contato, acesse “Mais” no menu, selecione bloquear e confirme.
Reprodução
Reprodução

Muitas imagens

Todas as vezes que alguém manda uma imagem, áudio ou vídeo pelo WhatsApp o arquivo fica em seu aparelho. Esse é um recurso interessante para que você não perca nenhuma foto, mas também ocupa espaço em sua memória. Além disso, você pode acabar armazenando imagens constrangedoras ou inúteis. Acesse a opção “Quando utilizar rede de dados” e desabilite todas as opções. Assim, apenas os arquivos que você desejar serão salvos na memória de seu smartphone.
Reprodução
Reprodução

Toque pessoal

Mais cedo ou mais tarde, olhar a mesma imagem no fundo das conversas pode se tornar entediante. Trocar o papel de parede é simples e dá um toque pessoal ao WhatsApp. Em uma conversa, toque nos três pontinhos do topo. Surgirá “Papel de Parede” entre as opções. Selecione uma nova imagem em “Documentos” (imagens que você tem na memória de seu aparelho), “WhatApp” (pacote do próprio aplicativo), “Padrão” (a imagem inicial) e “Sem Papel de Parede”.
Reprodução/
Reprodução/

Fuja das cobranças

O temível “double check blue” aparece quando a mensagem foi enviada com sucesso e vista pelo usuário. Quem a mandou espera retorno ao ver esta marcação. Não responder pode gerar saias justas. Nas configurações, vá para “Conta”, “Configurações” e, depois, “Privacidade”. Em “Quem pode ver meus dados pessoais” desative a confirmação de leitura e coloque “Visto por Último” em “Ninguém”. Mas atenção: isso impedirá que você também veja a confirmação de leitura de seus contatos.
Reprodução
Reprodução

Backup do histórico de conversas

Você teve uma conversa importante que merece ser armazenada? No menu do topo direito, selecione “Mais” e depois “Enviar por e-mail”. Ou toque e segure a conversa do contato ou grupo. Logo surgirá a opção “Enviar por e-mail” em pop-up.
Divulgação

Mudei o número do celular. E agora?

Para manter as conversas depois de trocar o número de seu celular, acesse “Contas” e toque em “Alterar número”. Para isso, não há necessidade de desinstalar e reinstalar o aplicativo.
Gostou? Compartilhe!
Post relacionados:

Peça um orçamento gratuito:

The following two tabs change content below.
Apaixonada por novas tecnologias, técnica em informática, com cursos em marketing online, marketing político digital, gestão de mídias sociais, SEO, marketing inbound, html e Google Adwords. Faço parte do Google Partners como forma de beneficiar meus clientes com o que o Google oferece de melhor. Redação de conteúdo é meu ponto forte, mas marketing político é minha verdadeira paixão.

Latest posts by Iris Azevedo (Marketing Político Digital) (see all)