9 Erros comuns ao se criar um site ou blog

Hoje em dia vemos milhares de site e blogs com as informações mais diversas na internet, alguns são excelentes, outros são bons, mas a maioria são realmente ruins. Por quê?

Então, vamos a esses erros:

Hospedagem gratuita

criaco-de-sites-completo-em-php-html5-e-hospedagem-gratuita-490011-MLB20462341369_102015-F

Existem diversos sites de hospedagem gratuita por aí, como o Wix, o Blogger e até mesmo o WordPress, o problema é que o tráfego que você recebe nem sempre (leia-se na maioria das vezes) é o que te interessa.

Além disso, a partir do momento em que você começa a ter sucesso e o número de seguidores fica grande, a dificuldade em mover o site / blog para um serviço pago fica mais difícil.

Existem alguns sites de hospedagem com um custo realmente barato e que oferecem muitas facilidades.

Domínio I

registro de dominio

O site/blog é seu e você dá a ele o nome que quiser, pode até mesmo modificá-lo a cada semana, mas o Domínio é o endereço do seu site / blog e este endereço é tão importante quanto o endereço de uma empresa.

Para que ele seja único e exclusivo é preciso que você pague por isso, o custo é de R$ 30,00 ao ano, ou seja, vale à pena.

Há uma história, não sei se é verdade, de que no começo da internet um espertinho registrou domínios de diversas grandes empresas e que, com o crescimento da internet essas empresas acabaram sendo obrigadas a comprarem os domínios de volta para que os nomes delas não fossem utilizados de forma indevida.

Então, para prevenir, registre o seu domínio o mais rápido possível.

Domínio II

registro-de-dominio

Se eu convenci você da necessidade do registro, agora é importante que você pare e pense com cuidado antes de sair registrando qualquer nome. Primeiro, verifique se o nome que você escolher já existiu anteriormente e, de preferência tente descobrir se não pertenceu a um site que possa ter depreciado o nome.

Um nome sujo não é o que você quer, certo? Principalmente levando em consideração que as pessoas podem esquecer, mas o Google… Dificilmente.

Então, ao escolher o nome de seu domínio, mantenha isso em mente, ok?

Layout

suacampanha - layout

“As aparências enganam”, “aparência não é tudo”, “por fora bela viola, por dentro pão bolorento”, rsrs.

Já reparou a quantidade de ditados populares que falam sobre a aparência? Pois é, então vamos ficar com apenas um desses ditados: “A primeira impressão é a que fica”.

Ao escolher o layout do seu site / blog, faça isso com muito cuidado pois é a primeira coisa que seus usuários vão notar.

Além disso, mesmo que no começo você não tenha a intenção de postar vídeos, slides ou áudios, é muito importante que o tema do site / blog suporte ambos os formatos.

Tema responsivo

dispositivos móveis suacampanhaEsse é um item a se considerar na hora da escolha do tema. Por mais bonito que seja se o tema escolhido não for responsivo, esqueça.

Um tema responsivo é aquele que se adapta a todos os tipos de dispositivos, desktops, laptops, tablets, smatphones…

Você consegue visualizá-lo em qualquer dispositvo sem distorções ou cortes em lugares errados que impossibilitam a leitura.

Lembre-se, hoje em dia, a maior parte das pessoas utilizam dispositivos móveis para acessar a internet de qualquer lugar.

Conteúdo

conteúdo sua campanha

Antes de pensar em registrar seu domínio ou buscar um site de hospedagem, dedique-se ao mais importante: Conteúdo.

É o conteúdo que interessa realmente aos usuários, é ele que vai atraí-los de volta ao seu site/blog.

O conteúdo é o seu produto principal, não importa se o que você quer é vender chinelos de dedo, é através do conteúdo que você vai fazer isso.

Mercado

pesquisa de mercado suacampanha

Só porque você ama cachorrinhos cor de rosa, não significa que o seu site/blog vai ser um sucesso, não se depender de mim que não gosto de rosa.

Uma boa pesquisa de mercado pode ajudá-lo a descobrir se vale à pena investir em um produto que as pessoas não compreendem, não gostam ou não se interessam por.

Então a pesquisa é importante para que você descubra:

  • Se há mercado para o que está oferecendo;
  • Se a concorrência é muito grande;
  • Quais palavras chave você deve utilizar.

Usabilidade

usabilidade - suacampanha

Uma boa aparência não implica apenas em cores e designer, mas em usabilidade, ou seja, se o site/blog é fácil de navegar, se as coisas dentro dele estão acessíveis, se o usuário não vai se perder tentando encontrar alguma coisa.

Por isso, certifique-se de que os links de seu site / blog são claros, categorias, páginas, conteúdos… Tudo deve estar claro o bastante para que o usuário não se perca e acabe desistindo.

Público Alvo

público alvo suacampanha

Essa é a parte complicada, lembra do cachorrinho cor de rosa? Pois é, se é isso que você está oferecendo ou falando sobre, é melhor que você tenha certeza de que o seu público está interessado.

Para isso é preciso que você descubra onde está seu público alvo, como alcançá-lo e atraí-lo.

Um conselho? Não conte comigo como consumidora, como disse antes, não gosto de cor de rosa.

Gostou? Compartilhe!

Post relacionado:

10 formas para aumentar o compartilhamento do seu conteúdo

Peça um orçamento gratuito:

The following two tabs change content below.
Apaixonada por novas tecnologias, técnica em informática, com cursos em marketing online, marketing político digital, gestão de mídias sociais, SEO, marketing inbound, html e Google Adwords. Faço parte do Google Partners como forma de beneficiar meus clientes com o que o Google oferece de melhor. Redação de conteúdo é meu ponto forte, mas marketing político é minha verdadeira paixão.

Latest posts by Iris Azevedo (Marketing Político Digital) (see all)