Conteúdo – Tenha uma estratégia

Um site é como qualquer outro produto, precisa de mais do que uma bela apresentação. Digamos assim: Você recebe uma linda caixa marrom de bolinas cor de rosa (não entendo essa moda), toda cheia de detalhes, fechada com uma incrível fita de cetim cor de rosa, combinando… Lidíssima! O que realmente te interessa? A caixa, ou o que está dentro dela? (Isso não vale para mim pois sou viciada em caixinhas).

CAIXA DE PRESENTE

Uma bela embalagem faz sim a diferença, é a primeira coisa que te chama a atenção, seja em um site ou em qualquer tipo de produto.

Mas, e quando a embalagem é tudo o que existe? Funciona para você? Você abre a linda caixa e… Nada!

A aparência de um site é como a bela caixa, atrai, mas sem um conteúdo realmente bom, o visitante vai fechar o navegador, assim como você fecharia a caixa novamente, com um sorriso sem graça e um “obrigado” decepcionado.

O design de um site é importante, muito importante, mas ele por si só não sustenta o fluxo de tráfego, visitantes querem mais, querem detalhes dos produtos, informações úteis, promoções, dicas, sorteios, descontos. Quem abre a caixa espera ser surpreendido de uma forma agradável, ser conquistado, mimado.

Há quanto tempo você não atualiza o conteúdo do seu site?

Atualizações de conteúdo é como um imã para os mecanismos de busca, mas isso não é um post sobre Otimização de Site, é sobre conteúdo, então, pense naquele cliente que já conhece sua empresa, seus produtos, seu site. Se você não atualiza o seu conteúdo, se não promove os seus produtos de forma diferente, qual o interesse dele em voltar ao seu site?

A frase

 faz você pensar? E que tal “Você devia conhecer o site deles, tem uma grande variedade de dicas.” Isso se chama marketing. Não o marketing que você paga uma fortuna para garantir seus visitantes, mas aquele que rende visitantes através de um serviço básico que todo site deve ter: Atualização de Conteúdo.

O seu site pode ser o que há de mais moderno em tecnologia para a internet, seu servidor pode ser o melhor, a usabilidade do site pode ser perfeita, mas, se você não tiver sempre algo novo a oferecer, nada disso será suficiente para manter os novos visitantes e atrair os clientes a voltarem.

Por outro lado, o site pode ser simples e com um design básico, mas se ele oferece um bom conteúdo, os visitantes com certeza aparecerão.

Quer um exemplo de um dos sites mais simples e mais visitados do mundo? Sim, do mundo:

WIKIPEDIA

Exemplo concreto de site simples com conteúdo atualizado diariamente e recebe mais de 3.600.000 visitantes diariamente.

E cá entre nós, o site da Wikipedia é bem feinho.

E se você é daqueles que culpam tudo e todos pelos problemas que enfrenta, então aqui vai: Não, não é culpa do servidor onde o site está hospedado; não, o seu webdesigner não era um bruxo e fez vudu no teu site porque você atrasou o pagamento; não VintCerf* não é culpado e, não, a internet não é coisa do “coisa ruim” para fazer você gastar dinheiro e não dar nada em troca.

Quem já trabalhou com Marketing já ouviu tudo isso e mais um pouco, são declarações feitas em momentos de frustração, principalmente quando o empresário se recusa a creditar na mais básica lei de qualquer tipo de marketing:

Conteúdo É tudo.

Então, em uma analogia simplista: Se você comprou uma caixa de bombons esperando encontrar nela uma coleção de vinhos raros, qualquer criança pode te dizer que: Você VAI se decepcionar!

O visitante do seu site, provavelmente, se esperava algo de novo, vai acabar desapontado também.

Então, se você é um daqueles consumidores que, como eu, não se importa de pagar mais, desde que receba exatamente aquilo pelo qual pagou, faça um teste. Vamos lá! Pare de ler, abra uma nova aba no seu navegador, entre no seu site e navegue um pouquinho. Vai lá! Eu espero…

E então? O que você encontrou? Nada de diferente? Nenhum produto novo? Nenhuma promoção? Nenhum blog com posts atuais?  Nada? Nem mesmo um layout novo?

Quando falo em novos posts e blogs é porque um blog lhe dá muito mais opções de textos, sejam explicativos, educativos ou informativos, com um blog em seu site você pode gerar novos conteúdos diariamente; mas é claro que existem outras opções de novos conteúdos.

Dependendo dos produtos/serviços que você comercializa, você pode criar diversos texto ligados a eles como uma página onde disponibilize manuais de instrução para o produto, que tal uma página de dicas, dicas envolvem “mudo de usar” “como conservar” “como limpar”, enfim, são muitas as opções.

Mas uma coisa é fundamental (talvez mais do que a beleza), o conteúdo tem que ser atual, relevante.

Então, que tal fazer uma revisão no seu site? Pegue os bons e velhos papel e caneta, abra o teu site e seja imparcial, encare como uma análise crítica, navegue por todo o site, anote todos os detalhes, tente comprar, tente entrar em contato, faça tudo o que você faria no site do concorrente, anotando falhas, dificuldades e pontos fortes.

Quando terminar, faça um favor a você mesmo, convide um amigo, um parente a fazer o mesmo; ele provavelmente vai encontrar outras dificuldade, outras falhas. Junte toda essa informação e descubra onde está o erro.

Se o seu site possui Google Analytics melhor ainda.

Acha que não consegue ser imparcial o suficiente? Entao solicite uma análise gratuita através do fomulário no fim da página, envie-nos o endereço do seu site, explique o tipo de análise que você deseja (análise de conteúdo, análise de otimização, análise de mídias sociais) e aguarde.

Nós lhe enviaremos uma análise gratuita sem compromisso.

Agora, que tal ficar atualizado dos nossos conteúdos? É só seguir a gente nas redes sociais.

*VintCerf – Considerado um dos criadores da internet e vice-presidente do Google.

Gostou? Compartilhe!

Post relacionado:

Conteúdo, porque isso é tão importante?

Peça um orçamento gratuito:

The following two tabs change content below.
Apaixonada por novas tecnologias, técnica em informática, com cursos em marketing online, marketing político digital, gestão de mídias sociais, SEO, marketing inbound, html e Google Adwords. Faço parte do Google Partners como forma de beneficiar meus clientes com o que o Google oferece de melhor. Redação de conteúdo é meu ponto forte, mas marketing político é minha verdadeira paixão.

Latest posts by Iris Azevedo (Marketing Político Digital) (see all)