8 fatos sobre marketing que vão surpreender você

Não apenas surpreender, mas ajudar você a compreender melhor algumas coisas que ajudarão no planejamento de sua próxima campanha de marketing.

Talvez você até conheça alguns deles, mas tenho certeza de que um ou dois irão surpreendê-lo.

  • Em cada 10 pessoas 6 irão compartilhar seu link sem sequer ler seu conteúdo antes

Isso é fácil de comprovar, algumas empresas e profissionais confirmam que uma análise de movimentação nas redes sociais mostra mais retweets ou compartilhamentos do que cliques no link ou mesmo acessos ao blog.

Porquê?

Bem esse fenômeno se dá por causa da atividade constante nas redes sociais, muita gente acha que não tem tempo para acessar o link e verificar o conteúdo. Ainda há aqueles que, ao verem o título do seu conteúdo acreditam que vá interessar a um ou outro amigo e compartilham sem ler.

8-fatos-sobre-marketing-que-vao-surpreender-voce-1

Meu conselho é que você não faça isso, você não deseja compartilhar um conteúdo ruim só porque o título é atraente, quer?

Mas lembre-se, muitos títulos atraem cliques OU compartilhamentos, mas o que você deve mesmo buscar é um conteúdo que gere ambos (cliques E compartilhamentos), só assim você terá certeza de que o seu conteúdo tem uma chance de se tornar viral.

  • Em cada 10 pessoas 8 leem o seu título, 1 lê o seu conteúdo

O objetivo é que as pessoas leiam o seu conteúdo, certo? Pois é, muitas vezes as pessoas deixam de ler apenas porque o título não é atraente o bastante. Um desperdício de bons conteúdos, eu sei. Mas é fato.

Por outro lado, quantas vezes você mesmo se deixou atrair por um título atraente apenas para descobrir que o conteúdo era uma droga?

8-fatos-sobre-marketing-que-vao-surpreender-voce-2

Meu conselho é que você pratique, muito, sempre e de novo.

  • Acredite, ler online não é tão bom quanto ler no papel

Você já ouviu alguém dizer: “Nada substitui um bom livro”, “Não gosto de ler no computador” ou “Prefiro sentir o papel nas minhas mãos” …

Eu, por exemplo, que devoro um bom livro, quando se trata de ler no tablet ou computador, demoro muito mais do que o normal.

Muita gente prefere imprimir o documento para ler, mas existe, sim, uma boa razão para isso: A leitura online é, realmente, mais lenta. Não é impressão sua.

Por isso é muito importante que você forneça aos seus leitores uma boa estrutura e layout próprios para leitura, além de um conteúdo fácil de ler, é claro.

8-fatos-sobre-marketing-que-vao-surpreender-voce-3

  • Nem todo mundo que clica no seu link vai ler seu conteúdo.

Você acreditava que todas as pessoas que clicavam no seu link liam seu conteúdo? Não mesmo. Apenas uma média de 55% dos usuários que clicarem em um link e entrarem no seu site passarão mais do que 15 segundos nele.

Isso significa que você tem cerca de 15 segundos para atrair a atenção desse usuário antes que ele se vá.

Por isso, quando você for analisar o tráfego do seu site, não se esqueça de verificar a média de tempo gasto pelos usuário. Se a maioria está gastando apenas de 10 a 15 segundos, você precisa mudar alguma coisa, seja no site, seja no conteúdo em si.

Digamos que na análise você identifique que o site teve 5 mil visitantes, mas o tempo médio gasto por eles não chegue a 40 segundos, isso pode significar que você consegue atrair usuários com os títulos de seus artigos, mas o conteúdo está deixando a desejar.

8-fatos-sobre-marketing-que-vao-surpreender-voce-4

Visitas rápidas não interessam a ninguém que possua um site.

Uma dica: Escreva conteúdos curtos, que não assustem os visitante.

  1. 94% dos conteúdos mais visualizados possuem imagens

É verdade!

Uma imagem diz mais do que mil palavras? Talvez não, mas com certeza chama muito mais a atenção.

Mas, se o título pode ser o ponto chave de um clique no seu link, o mesmo serve para a imagem.

A dura verdade é que muitas pessoas param de pensar sobre o seu conteúdo depois de criá-lo. E eles perdem alguns ajustes fáceis para obter muito mais do seu conteúdo.

Ainda vejo muitas peças de conteúdo e posts de mídias sociais sem imagens.

Como dito antes, o título pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso – mas o mesmo vale para as imagens. O conteúdo com imagens relevantes obtém quase o dobro de exibições de conteúdo sem imagens relevantes.

  • O melhor sistema de conversão de cliques ainda é o e-mail

É claro que o fato de o usuário ter se inscrito para receber os e-mails já é um ponto favorável, mas cabe a você tornar garantir esses cliques ao enviar seus e-mails marketing.

Estatisticamente os e-mails são a melhor forma de contatar os usuários.

  • Mas não se anime, as listas de cadastro de e-mails tendem a reduzir com o tempo

Essa redução pode chegar a mais de 2% por mês ou cerca de 22% ao ano.

Você pode tentar diminuir essa redução através de bons conteúdos, promoções, sorteios e outras táticas para conquistar a fidelidade dos usuários inscritos em sua lista de e-mails.

Jamais, de modo algum, utilize lista de e-mails vendidas na internet, elas não são seguras e, possivelmente seus e-mails irão parar na caixa de spam de alguém.

8-fatos-sobre-marketing-que-vao-surpreender-voce-5

  • E-mails, spam e mídias sociais

Se você acha que apenas seus e-mails podem ir parar na caixa de spam, está enganado.

Atualmente um grande número de contas do Facebook são spam também e elas estão influenciando de forma negativa o marketing na rede social mais usada no Brasil.

O que isso significa? Bem, que alguns perfis no Facebook, principalmente se você está utilizando anúncios pagos (pagando por clique), não te interessam de forma alguma.

 

  • Uma das melhores opções ainda são as CTAs (Call-To-Action)

Está provado que a maioria dos usuários em maior tendência a agir se você pedir a elas.

Então, se você quer mais cliques, se quer mais compartilhamentos, se quer mais “Ação” dos seus usuários, experimente apenas pedir a eles.

Você vai ficar surpreso com o que pode conseguir. Dê uma boa olhada nestes dados:

8-fatos-sobre-marketing-que-vao-surpreender-voce-6

Então, seguindo meu próprio conselho… Que tal você compartilhar esse post com seus amigos?

 

Peça um orçamento gratuito:

Post relacionado:

Método AIDA nas Landing Pages.

 

The following two tabs change content below.
Apaixonada por novas tecnologias, técnica em informática, com cursos em marketing online, marketing político digital, gestão de mídias sociais, SEO, marketing inbound, html e Google Adwords. Faço parte do Google Partners como forma de beneficiar meus clientes com o que o Google oferece de melhor. Redação de conteúdo é meu ponto forte, mas marketing político é minha verdadeira paixão.

Latest posts by Iris Azevedo (Marketing Político Digital) (see all)