4 Ps no Marketing Político Digital

Uma das melhores definições de Marketing para mim é “qualquer atividade que esteja envolvida na venda de produtos, serviços e ideias.” Obter ou não os resultados esperados depende da forma como o marketing é planejado, mas isso é outra história.

Os resultados podem variar entre econômicos, sociais ou políticos dependendo do objetivo da campanha de marketing.

Tendo isso em vista o marketing político feito pela maioria dos candidatos não deveria ser chamado de marketing uma vez que ao “vender” uma campanha o candidato está “vendendo” um plano de governo que, na maioria das vezes, não é entregue ao eleitor.

Nestes casos o termo marketing está sendo utilizado de forma errada.

A teoria dos 4 Ps criada por Jerome McCarthy e se refere a um conjunto de interesses que qualquer empresa, pessoa ou candidato, que deseje fazer uma boa campanha de marketing deve prestar muita atenção.

Pode se dizer que os 4 Ps formam um conjunto de variáveis básicas para o bom marketing político ou não.

Eles são:

  • Produto
  • Preço
  • Praça
  • Promoção

Apesar de criada em 1964, quando ninguém fazia ideia da explosão que seria a internet em nossas vidas, o conceito dos 4 Ps ainda é válido e atual; mudam as armas, permanecem as estratégias.

No entanto o que quero apresentar a vocês é uma variação da teoria dos 4 Ps que se encarada e posta em prática da forma correta poderá ajudar sua campanha de marketing político de forma realmente efetiva.

Eis nossos 4 Ps:

  • Produto
  • Possibilidades
  • Percepção
  • Planejamento

Os 4 Ps

Nos próximos posts vamos analisar cada um dos 4 Ps e como eles podem ajuda-los em quaisquer campanhas eleitorais, de vereador a governador.

Gostou? Compartilhe!

Peça um orçamento gratuito:

The following two tabs change content below.
Apaixonada por novas tecnologias, técnica em informática, com cursos em marketing online, marketing político digital, gestão de mídias sociais, SEO, marketing inbound, html e Google Adwords. Faço parte do Google Partners como forma de beneficiar meus clientes com o que o Google oferece de melhor. Redação de conteúdo é meu ponto forte, mas marketing político é minha verdadeira paixão.

Latest posts by Iris Azevedo (Marketing Político Digital) (see all)