2º P – Percepção

PERCEPÇÃO, ASSIM COMO POSSIBILIDADES PARTE DA PESQUISA PARA ATENDER AS DEMANDAS DA ESTRATÉGIA.

Possibilidade é a pesquisa secundária, a pesquisa geral que vai responder às primeiras questões de forma genérica, mas importantes.

Percepção é a tentativa de responder questões estratégicas para a campanha.

O objetivo é manter uma organização sistemática para se ter acesso a tudo o que é necessário para a criação das estratégias de campanha.

Informações quantitativas

Essas informações podem ser conseguidas através de questionários, em pesquisas que podem ser efetuadas de forma pessoal, pelo correio, via e-mail, Facebook e etc.

Para que essas informações sejam mesmo válidas é preciso que se mantenha as seguintes características:

  • Representatividade
  • Proporcionalidade
  • Exatidão
  • Aleatoriedade
  • Dispersão

De outra forma a pesquisa pode ser tendenciosa, o que a tornaria inútil.

Informações qualitativas

Reunir informações qualitativas em um fundo político é realizar um estudo sistemático de diferentes públicos ou grupos sociais de forma a se poder modifica-los em termos físicos, psicológicos, econômicos e sociológicos.

Essas informações devem proporcionar uma percepção da população como um todo, mas também revelar suas necessidades, sonhos, frustrações e esperanças.

Também é importante a medição do impacto da campanha antes que ela seja liberada, principalmente no caso de uma análise de risco pois, uma vez liberada a campanha, não haverá forma de corrigir completamente quaisquer possíveis erros.

Também é preciso não confundir intenção de voto com voto, pois como quaisquer seres humanos os eleitores podem ser convencidos a mudar de ideia a qualquer momento, por qualquer razão.

Assim, tenha em mente que a vitória não é apenas uma questão de conquistar votos, mas de mantê-los.

Gostou? Compartilhe!

Posts relacionados:

Os 4 Ps no Marketing Político Digital

1º P – Possibilidades

Peça um orçamento gratuito:

The following two tabs change content below.
Apaixonada por novas tecnologias, técnica em informática, com cursos em marketing online, marketing político digital, gestão de mídias sociais, SEO, marketing inbound, html e Google Adwords. Faço parte do Google Partners como forma de beneficiar meus clientes com o que o Google oferece de melhor. Redação de conteúdo é meu ponto forte, mas marketing político é minha verdadeira paixão.

Latest posts by Iris Azevedo (Marketing Político Digital) (see all)